sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bolsa REnovada!



O que você faria com um retalho de uma calça jeans?
Quem lembra do post "calça renovada" do mês de agosto (www.blog-renove.blogspot.com/2010/08/calca-renovada.html), sabe que ao Renovarmos uma calça, a transformando em uma bermudinha, sobrou as "pernas" dessa calça... E como o blog-REnove, sabe que sembre surgirá uma nova idéia, não coloca nenhum retalho fora, o que nos proporcionou REnovar mais uma vez, lhes dando de presente uma bolsa bem simples de fazer, para que seu final de semana inicie com o pé direito, ou melhor, a "perna" direita!


Os materiais são:

-Retalho de jeans e outros tecidos;
-Tesoura;
-Corrente;
-Fita mimosa;
-Linha, e
-Agulha.


Sabendo da importância de nos hidratarmos, carrego sempre uma garrafinha de água, mas por muitas vezes, encontro dificuldades em utilizar uma bolsa pequena, porém, que caiba a garrafinha e outros objetos também... Então, tomei como base para minha bolsa, este fato, e lhes aconselho que façam o mesmo: Meçam um objeto que seja essêncial para vocês (ex: 18cm) e assim marcamos no tecido três centímetros a mais (ex: 21cm), para garantir que não fique aparecendo.






A segunda marca que faremos, será a aba da nossa bolsa. Risquei no tecido, 12cm e recortei na medida e também nas laterais, apenas até a primeira marca dos 23cm:






A parte da frente será recortada na primeira marca, dando forma a aba da futura bolsa:









Conservaremos a barrinha da calça, para dar um ar bem despojado, não precisando virar do avesso como de costume, costurando pelo lado de fora. Quem possui máquina de costura, fará esse trabalhinho muito rápido, mas quem como eu, não possui, terá que fazer a mão e com pontinhos bem pequenos, quase que imperceptíveis:








Esses rasguinhos abaixo, são resultados de uma técnica que já usamos algumas vezes no blog, que é esfregar uma lixa qualquer no tecido:






O mimo ficará por conta de retalhinhos de tecido, recortados em círculos crescentes, que colocados um acima do outro e os unindo com linha e agulha, formarão uma flor:













Costure a flor na aba da bolsa:









Para que quando você abra sua bolsa, não apareça a linha que usou na costura da flor, faça uma menorzinha e costure na parte de dentro, com o objetivo de esconder os nós:











Na alça, utilize correntes que são vendidas por metro, e transpasse fita mimosa por dentro de cada argola:





Finalize costurando a última argola da corrente, por dentro da bolsa. Garanta que fique firme e resistente, para não pagar o "mico" de deixar ela arrebentar enquanto esteja usando.


E não esqueça do mais importante: Aproveite o fim-de-semana, que para uma bom brasileiro já começa na sexta-feira à noite, e desfile com sua bolsa por aí!



Beijos, e REnove!
















4 comentários:

  1. Aproveitar tudo, sempre! Não se pode desperdiçar nada, q lixo já há demais no nosso belo Planeta!

    Beijos e bom fim de semana!

    http://ecologicaquem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica, na verdade tudo pode ser reaproveitado é deixar a criação rolar solta na mente.

    ResponderExcluir
  3. olá mICHY- SEU BLOG É ENCANTADOR- NAMOREI TODINHo, ADOREI ESTA DICA da bolsa e dos adesivos no banheiro - guardando ideias para minha casinha nova
    parabéns pelo lindo blog
    bj
    belli

    ResponderExcluir
  4. Oi..muito legal o teu Blog. Também tenho um Blog voltando para o reaproveitamento e reciclagem, estou louca para inventar uma bolsa com as pernas das minhas calças que já fiz bermudas...rsrsrs
    Ja estou seguindo e quando tiver um tempinho segue o meu também..vamos trocar idéias.
    Michele - Ateliê Reciclagem

    ResponderExcluir