quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vestido de festa REnovado!



Quem nunca teve probemas com vestido de festa que atire a primeira pedra... e se atirou, tenha certeza de que é uma sortuda!


Existem momentos que não importa em quantas lojas você entre, nem quantos vestidos você experimente, nada fica bem e, quando fica, o preço é um absurdo para algo que será usado poucas vezes ou até mesmo uma só, já que a maioria das mulheres não gosta de repetir roupa de festa e muito menos vestido.



Há quem recorra a lojas de aluguéis, mas porque não REnovar seu vestido de festa que está perdido no roupeiro? Além de gastar menos de R$ 30,00, você ainda irá exercer seus dotes de bordado. Caso ainda não saiba que és possuidora de tais "dotes", nunca é tarde para tentar. Entretanto, sempre há uma alma bondosa na família, vizinhança ou entre as amigas, que saiba bordar, então, abuse da boa vontade dela!

Apesar das brincadeiras, você comprovará como é fácil bordar, só exigirá de você:




-Paciência;
-Linha de costura na cor do vestido;
-Agulha de costura (fina o suficiente para que passe por dentro de canutilhos, miçangas);
-Canutilhos, miçangas, pedrarias (e tudo mais que sua imaginação permitir);
-Estampa ou um desenho, que será bordado.




Bordei meu vestido, com apenas essas três variações de materiais (foto abaixo). Todo o material usado, tinham tom dourado - canutilho, miçanga e pedrinhas svaroviski (encontradas em forma de pulseira por um preço mais barato que por unidade).


Com a idéia do tema do seu bordado já formada, passe para o papel, onde você consiga visualizar melhor a distribuição e tamanhos desejados.



Depois de muito "quebrar a cabeça", escolhi essas flores por serem mais simples e sem muitos detalhes.










Antes de passar o desenho para o vestido, treine no papel, pois o tecido é mais complicado de apagar...









Vá riscando todo o desenho no tecido, com giz ou lápis borracha:






Quem sabe bordar, entenderá com maior facilidade, mas não é nenhum "bicho de sete-cabeças". Comece de baixo para cima, siga os riscos, bordando as miçangas uma a uma, podendo revezar os materiais de acordo com a sua preferência.





Pode não parecer, mas a rosa é o mais fácil do bordado, pois se algo sair errado ou ficar torto, além de ser melhor para corrigir ou camuflar ela não possui linhas retas, o que faz com que o bordado fique mais uniforme, observe:








Não vou mentir para vocês, eu demorei quase uma semana para terminar o vestido, não por ser difícil, mas porque eu estava sem tempo, mesmo.





Porém, quando o vestido começou a tomar formas, fui me encantando e fiquei admirada com o resultado, pois quando tive a primeira idéia de renovar um vestido velho (depois de ter cansado de visitar lojas e bater perna atrás de um vestido novo), pensei em pedir que alguma "alma caridosa" o bordasse, por medo de que meu bordado ficasse feio ou que pudesse até estragar o vestido.





E é mostrando a foto dele pronto, que encorajo você, que como eu, não tem experiência em bordados, mas gosta de desafios:














Me empolguei tanto que, além do desenho, fiz alguns detalhes na barra do decote e em torno do zíper, nas costas:








Com ele já pronto, abuse da sua criatividade em busca de acessórios que se encaixem no look final! Abaixo, segue minha sugestão: meia rendada (hit da estação), e um bolerinho, caso esteja frio...






Espero que tenham gostado e que me mandem por e-mail (blog-renove@hotmail.com), fotos do seu bordado!







Beijos e, REnove!


4 comentários:

  1. Adorei a ideia e o vestido ficou lindo!!!! Eu já preguei um monte de lantejoulas em uma blusa preta, mas realmente tive que ter a maior paciência! Por fim, compensou porque a blusa ficou o máximo e parecia outra!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo, muito chique!
    Eu também já pensei em personalizar peças de roupa sem graça com miçangas, contas, brilhos(...), mas na hora dá o medo... e acabo por nunca concretizar.

    Mas o seu vestido ficou mesmo... UAU...Lindo!!!

    Beijos

    http://ecologicaquem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que sei bordar, amei o vestido preto, ficou criativo com os bordados, sabe o que adorei também o nome de seu blog, super criativo.....bom final de semana pra vc.......bjks....gil

    ResponderExcluir
  4. O vestido ficou simplesmente maravilhoso com esse toque tão especial e tão artístico. Adorei a ideia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir